Difference between revisions of "Henrique Benedito Frydberg, dados biográficos"

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
(Novo artigo)
 
(Inserir referencia)
 
Line 16: Line 16:


== Referências ==
== Referências ==
[[Category:Artigos]]
__INDEX__
__INDEX__
[[Category:Biografias e Históricos]]

Latest revision as of 16:22, 3 December 2021

Henrique Benedito Frydberg, dados biográficos

Em 09/02/2009, por Marco Antônio Damian


HENRIQUE BENEDITO FRYDBERG


Henri Bénoit Frydberg nasceu em Lodz, na Polônia, em 5 de fevereiro de 1890, filho de Zenon Frydberg e de Franziska Frydberg. Fez os estudos primários na casa paterna e os secundários em sua cidade natal e em Paris. Iniciou os estudos Médicos na Faculdade de Medicina de Paris, concluindo na Faculdade de Montpelier, onde se Doutorou em 29 de julho de 1914, com a defesa da tese “Sur un nouveau precede d’obstention as spectre et des cristaux d’hemochrmogéne” Realizou cursos de aperfeiçoamento em Ginecologia com os Professores J. L. Faure e Jaile, e de Eletroterapia com o Professor H. Beclere, em Paris. Cursos de aperfeiçoamento de Cirurgia Geral e o diploma de Especialista pelo Instituto de Medicina Colonial e Higiene Tropical de Paris, além do certificado de Médico Marítimo. Durante a 1ª Guerra Mundial, trabalhou em hospitais civis e militares de Montpelier, Marselha, Karkov, Estocolmo, Paris e na frente balcânica.

Morou na Argentina, em 1920 e migrou para o Brasil, em 1922, e para exercer a profissão de Médico, teve de revalidar seu diploma perante comissão examinadora da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Seu destino inicial foi Pelotas, posteriormente se dirigiu a cidade de Quatro Irmãos (RS), para, em 1923, fixar residência em Passo Fundo. Trabalhou nos hospitais e em seu consultório médico, no Samdu (Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência).

Em 1930, participou como Médico da Missão Rio-grandense na Revolução. Um dos fundadores da antiga Sociedade Passo-fundense de Medicina e da secional de Passo Fundo da Associação Médica do Rio Grande do Sul. Recebeu o título de Cidadão Passo-fundense, em 1965. Faleceu no dia 19 de março de 1966, em Passo Fundo.

Patrono da Cadeira nº 19 da Academia Passo-fundense de Medicina

Referências