Difference between revisions of "Escola Municipal Padre Vieira"

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
(Inserir referencia)
(Inserir referencia)
Line 55: Line 55:


== Referências ==
== Referências ==
[[Category:Patrimônio Público]]
__INDEX__
__INDEX__
<references />
[[Category:Patrimônios Públicos]]

Revision as of 11:22, 26 November 2021

Escola Municipal Padre Vieira
Escola Municipal Padre Vieira.jpg
Nome Escola Municipal Padre Vieira
Data 6 de outubro de 1989
Local Nossa Senhora da Paz,

Passo Fundo, RS

Escola Municipal Padre Vieira Construída entre 1959 a 1963 durante o governo de Leonel Brizola, com o nome de Escola Municipal Padre Vieira, situada na localidade de Nossa Senhora da Paz, interior do Município, passa a fazer parte do Patrimônio Histórico Cultural do Município de Passo Fundo.

Histórico

Brizoleta

O Rio Grande do Sul, de 1959 a 1963 foi governado por Leonel Brizola, antigo PTB. Nesse período, o governo implementou o projeto educacional “Nenhuma criança sem escola no Rio Grande do Sul”. Foram construídos prédios escolares que ficaram conhecidos como ‘Brizoletas’ ou ‘escolinhas do Brizola’. Escola Padre Antônio Vieira (Brizoleta), localizada na localidade de Nossa Senhora da Paz, interior do município.

Segundo o diretor do GESP, Paulo Fernando Cornelio, a Escola Municipal Padre Antônio Vieira, passou a fazer parte do Patrimônio Histórico Cultural de Passo Fundo, através da Lei nº 2.535 de seis de outubro de 1989. “A edificação, distante 10 km da cidade e atualmente desocupada, representa uma época relevante da história política e educacional da nossa história gaúcha, a única Brizoleta ainda com os seus aspectos originais, cuja estrutura precisa de uma recuperação urgente, antes que se deteriore definitivamente”, disse.

A escola, com duas salas de aula, foi construída na década de 50, quando Leonel de Moura Brizola era governador do Rio Grande do Sul. Por isso, a denominação ‘Brizoleta’. (Site Correio do Povo, acesso nov 2021 (Prédio histórico em Passo Fundo - Correio do Povoo)

xxx

Esse grande número de educandários cinquentenários tem uma razão: todas elas foram inauguradas, segundo historiadores, nos anos do governo de Leonel Brizola no Rio Grande do Sul. “Desde 1958, quando assumiu o governo do Estado, Brizola começou um programa radical de erradicação do analfabetismo no Estado, com a implantação das famosas ‘Brizoletas’ (muitas ainda em pé). A questão educacional era um ponto chave de seu programa de governo. Brizola foi, sem dúvida, o governador que maior atenção deu à educação ao longo de nossa história”, avalia o professor e historiador José Ernani de Almeida. (Escolas cinquentenárias - O Nacional)

Títulos, prêmios e honrarias

Conteúdos relacionados

Referências

  1. «Lei Ordinária 1989 2535 de Passo Fundo RS». leismunicipais.com.br.