Difference between revisions of "Sabino Arias"

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Line 73: Line 73:


== Conteúdos de seu acervo ==
== Conteúdos de seu acervo ==
 
{| class="wikitable"
|'''Tipo'''
|'''[[Coleção Sabino Arias (SA)|Conteúdos do acervo - Coleções IHPF]]'''
|'''Abrir Pasta'''
|-
|Fotos
| Pasta com os arquivos de fotos digitalizados
| [https://1drv.ms/u/s!As1ui8oygch-iIBtfgtucHdEEoIHsQ?e=KBiszN Downloads]
|}
==Conteúdos relacionados==
==Conteúdos relacionados==


*2009 - [[Sabino Arias, dados biográficos]] ''Em 16/02/2009, por [[Marco Antônio Damian]]''
*2009 - [[Sabino Arias, dados biográficos]] ''Em 16/02/2009, por [[Marco Antônio Damian]]''
*2020 - [[Coleção Sabino Arias (SA)]] - documentos oriundos de diversas proveniências e doadores, que passarão a fazer parte da Coleção IHPF


*
*

Revision as of 15:44, 8 October 2022

Sabino Arias
Sabino Arias2.jpg
Nome completo Sabino Arias
Nascimento 07 de janeiro de 1916
Local Porto Alegre/RS
Morte
Local
Ocupação médico

Sabino Arias nasceu em Porto Alegre no dia 7 de janeiro de 1916, filho de Alberto Arias e de Raquel Arias.

Biografia

Nascido em Porto Alegre no dia 7 de janeiro de 1916, filho de Alberto Arias e de Raquel Arias. Realizou os estudos colegiais no Colégio Anchieta, em sua cidade natal. Diplomou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1937. Cursou especialização na Universidade de Buenos Aires, no Serviço de Cirurgia do Professor Finochietto e no Hospital Buenos Aires para Ferroviários, sobre Cirurgia do Câncer. Cursou Pós-graduação na Sociedade Argentina de Cirujanos. Freqüentou como Interno o Serviço de Assistência Pública Municipal de Porto Alegre, a 18ª Enfermaria e o Serviço de Cirurgia de Urgência, da Santa Casa de Misericórdia.

Chegou a Passo Fundo em 1940, atendendo em seu consultório, no Hospital São Vicente de Paulo, do qual foi Diretor Clínico por 15 anos e no Hospital de Vila Ernestina, então 8º Distrito. Foi Médico da Assistência Pública de Saúde, do Município de Passo Fundo, por mais de uma década. Foi Médico contratado pela Rede Ferroviária Federal para assistência aos acidentados no trabalho. Foi eleito o primeiro Diretor da Faculdade de Medicina de Passo Fundo, mas recusou o convite, por motivos particulares. Professor de Psicopatologia da Faculdade de Filosofia. Convidado pela direção, proferiu a aula inaugural da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo. O Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina leva seu nome. Em 1945, deixou Passo fundo por um ano, indo residir em Buenos Aires, onde se especializou e aperfeiçoou novas Técnicas Cirúrgicas, nos grandes hospitais daquela cidade.

Possui vários trabalhos publicados, entre eles “Vocação Médica”, “Embolia Mássica do Tronco Pulmonar”, “Tratamento Cirúrgico da Hipertensão Arterial” e Contribuição ao Estudo dos Tumores Sólidos Gigantes Retroperitonais”.

Capela de São Teodoro Foto: 1866 Desconhecido

Em 1962, deixou Passo Fundo para o Rio de Janeiro, onde passou para a área empresarial. Foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Passo Fundo, Professor “Honoris Causa” da Universidade de Passo Fundo, Título de Especialista em Cirurgia e Ginecologia pela Associação Médica de São Paulo, é Membro da Sociedad Argentina de Cirujanos e da Associação Argentina de Cirurgia. Distinguido por sua Majestade o Rei da Bélgica com o título de “Oficial da Ordem de Leopoldo II”, em 1988, e novamente, em 1995, o mesmo título, já em grau de “Commandeur”.

Em 2000 foi agraciado com o título de cidadão honorário de Primavera do Leste, Mato Grosso. Em 2005, foi agraciado com o título de cidadão honorário de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

Quando estudante foi jogador de futebol, defendendo o Internacional e o Americano-Universitário, ambos de Porto Alegre.

Acadêmico Correspondente da Academia Passo-fundense de Medicina

Foto: NUVENS E ROSAS, 1957, pg. 13 - Eis, em destaque, a Capela de São Teodoro, requerida em 1834, que também se vê na fotografia anterior, assinalada sob o n. 6, ladeada pela casa residencial de Antônio Rodrigues da Silva Câmara (n. 5) onde hoje está o Bazar Guarani e a chácara de Luísa Brás (n. 7) onde hoje se ergue o majestoso "Edifício Adriana", de propriedade do Dr. Sabino Arias, situados à rua Bento Gonçalves, entre a Avenida Brasil e rua Moron.

Títulos, prêmios e honrarias

Livros e publicações de sua autoria

Livros e publicações com sua participação

Conteúdos de seu acervo

Tipo Conteúdos do acervo - Coleções IHPF Abrir Pasta
Fotos Pasta com os arquivos de fotos digitalizados Downloads

Conteúdos relacionados

Referências