Difference between revisions of "Eleições Presidenciais de 1985"

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
(Created page with "'''ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 1985''' ''Em 2010, por Marco Antônio Damian'' Data da eleição: 15 de outubro de 1985 File:Eleições em Passo Fundo dados histórico...")
 
(Inserir referencia)
 
Line 1: Line 1:
'''ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 1985'''
'''Eleições Presidenciais de 1985'''


''Em 2010, por [[Marco Antônio Damian]]''
''Em 2010, por [[Marco Antônio Damian]]''

Latest revision as of 22:49, 31 October 2021

Eleições Presidenciais de 1985

Em 2010, por Marco Antônio Damian


Data da eleição: 15 de outubro de 1985

O Presidente Figueiredo prometeu e cumpriu. Realizou a abertura política com uma gradual redemocratização. Antigos políticos exilados há muito no exterior foram anistiados e retornaram ao País. Os partidos políticos foram reorganizados e um dos anseios da nação era voltar a votar em seu presidente. Uma emenda constitucional proposta pelo Deputado Dante de Oliveira foi para votação em plenário e rejeitada. Assim, mais uma vez o Colégio Eleitoral teve a incumbência de eleger o presidente. O PMDB lançou o mineiro Tancredo Neves tendo como vice José Sarney, recém egresso ao partido, pois pouco tempo antes era o presidente do PDS, que mantinha a mesma linha ideológica e quase todos seus membros da Arena. O PDS vinha com o paulista Paulo Maluf e seu vice Flávio Marcilio. O mandato era para seis anos e foi a última eleição indireta do país até o momento.


QUADRO DE VOTAÇÃO

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL - INDIRETA

Nome Legenda Votos em Passo Fundo Votos no Brasil Situaç
Para Presidente e Vice-Presidente
1 Tancredo de Almeida Neves[1] / José Sarney de Araújo Costa[2] PMDB 480 Eleito
2 Paulo Salim Maluf/ Flávio Portella Marcilio PDS 180

Referências

  1. O presidente eleito Tancredo Neves foi acometido de grave enfermidade exatamente na véspera da posse. Assumiu provisoriamente o vice-presidente José Sarney. Após um período de incertezas quanto ao seu restabelecimento, Tancredo Neves veio a falecer no dia 21 de abril de 1986.
  2. Houve 17 abstenções e nove eleitores não compareceram.