Difference between revisions of "Elydo Alcides Guareschi"

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
(Inserir referencia)
Line 64: Line 64:
== Títulos, prêmios e honrarias ==
== Títulos, prêmios e honrarias ==


* 1962 - Acadêmico ocupante da cadeira APLetras nº 9<ref>LECH, Osvandré LC. (2013). [https://projetopassofundo.wiki.br/:File:75%20anos%20da%20Academia%20Passo%20Fundense%20de%20Letras.pdf 75 anos da Academia Passo-Fundense de Letras]. Passo Fundo: Méritos. 312 páginas 47</ref>
* 1962 - Acadêmico ocupante da [[Paulo Correa Lopes|cadeira APLetras nº 9]]<ref>LECH, Osvandré LC. (2013). [https://projetopassofundo.wiki.br/:File:75%20anos%20da%20Academia%20Passo%20Fundense%20de%20Letras.pdf 75 anos da Academia Passo-Fundense de Letras]. Passo Fundo: Méritos. 312 páginas 47</ref>


== Livros e publicações de sua autoria ==
== Livros e publicações de sua autoria ==

Revision as of 10:13, 28 September 2021

Alcides Guareschi
Elydo Alcides Guareschi.jpg
Nome completo Elydo Alcides Guareschi
Nascimento 26 de fevereiro de 1931
Local Colorado/RS
Morte
Local
Ocupação sacerdote, professor

Elydo Alcides Guareschi

Biografia

O padre e professor Elydo Alcides Guareschi, educador e administrador, teve uma participação decisiva na criação de cursos superiores em Passo Fundo, desde o antigo Consórcio Universitário Católico, em 1968, até a implantação e consolidação da Universidade de Passo Fundo.

Além de emérito educador, Alcides Guareschi, exerceu os mais altos cargos da administração da UPF, como Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (hoje Faculdade de Educação), Vice-reitor Acadêmico (1968 a 1982), Reitor por 16 anos (1982 a 1998) e Presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Passo Fundo.

Dentre as muitas condecorações recebidas, conta-se também a da Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo, que lhe conferiu o título de “Professor Emérito”. Merecidamente, recebeu da Universidade de Passo Fundo, o titulo máximo conferido pelo Conselho Universitário: “Doutor Honoris Causa”.

Tendo como característica pessoal uma enorme capacidade de trabalho e de diálogo, aliada a um notável espírito empreendedor, deixou uma marca indelével em todas as Unidades de Ensino e Setores da UPF. Seu trabalho é reconhecido, não apenas internamente, mas entre as Instituições de Ensino Superior do Brasil, por sua destacada participação no Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUBE).

Seu prestígio, junto ao Ministério da Educação, foi fundamental para a resolução de inúmeros problemas de cursos e unidades da UPF. Lembro que, como Diretor da Faculdade de Agronomia (1982 /1986) e vice-reitor Administrativo “pró-tempore” (1987) fui inúmeras vezes ao MEC. Quando me apresentava, os servidores perguntavam: “da Universidade do Padre Guareschi?”.

Seu nome era mais conhecido do que a própria Universidade de Passo Fundo. Possivelmente, devido a sua origem do meio rural, pois nasceu e se criou no interior de Esperança, hoje município de Colorado, e sempre teve um grande interesse pela agricultura. Isso ficou materializado em inúmeras ações em que teve participação importante, na implantação de projetos de ensino, pesquisa e extensão, na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF.

Muitas dessas ações poderiam ser lembradas, para exemplificar a importância de seu trabalho em prol do crescimento e melhoria da qualidade de ensino, na extensão rural, no curso de Agronomia e, posteriormente, na Medicina Veterinária. Acompanhou “pari passu” todas as dificuldades de criação do Curso de Agronomia, em Passo Fundo.

Foi também decisiva a sua participação na busca de convênios, para a implantação dos primeiros laboratórios de ensino e prestação de serviços, como o Laboratório de Solos e Adubos e o Laboratório de Análise de Sementes.

Apoiou a execução de um Programa de Capacitação Docente, na FAMV, que permitiu a ampliação do quadro de docentes com tempo integral, e o seu treinamento em nível de mestrado, no início da década de 80, fator decisivo para o desenvolvimento da pesquisa e para a criação, posteriormente, dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Agronomia.

Estímulou o desenvolvimento de um Programa de Pesquisa na Agronomia, especialmente, facilitando a cooperação da UPF com a Embrapa/Trigo, na implantação do Programa de Pesquisa em Aveia, em 1977, cujos resultados, ao longo dos anos, destacaram a Instituição como fator de desenvolvimento regional, além do reconhecimento nacional e internacional. Foi através do programa de Pesquisa de Aveia, que pela primeira vez, a UPF teve uma cooperação efetiva com universidades americanas, de Wisconsin e Texas A & M University.

A sua colaboração foi também decisiva na busca de aprovação dos primeiros projetos de pesquisa, pela Agronomia, de forma pioneira na UPF, junto a Fapergs (1979), CNPq ( 1980) e FINEP (1982), cujos recursos financeiros permitiram a implantação de uma infra-estrutura mínima para a execução de atividades de pesquisa, bem como a obtenção de bolsas para estudantes.

Foi iniciativa do Reitor Guareschi a realização de uma primeira reunião, entre as Direções das Faculdades de Agronomia e de Educação (Curso de Economia Rural), bem como do Instituto de Ciências Biológicas (Curso de Química), com a participação de representantes da Embrapa e com vistas à criação do Centro de Pesquisa em Alimentos, hoje o principal centro interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão da UPF.

Destaque-se também sua participação decisiva na busca de recursos financeiros, junto a SUBIN, em Brasília, e a celebração do Convênio com a Univer sidade Federal de Viçosa, referência na época, na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, o que permitiu o apoio técnico na implantação de laboratórios e o treinamento de docentes, por meio de Curso de especialização.

Afora isso, é justo lembrar também o permanente estímulo à implantação de Curso de Mestrado na área de Agronomia, desde 1986, com a vinda à UPF do professor Cláudio Moura Castro (CAPES), para uma Consultoria. O curso de Mestrado só foi implantado em 1996 (área de Fitopatologia), o primeiro institucional criado na UPF.

Em 2000, criou-se a área de Produção Vegetal, e o Curso de Doutorado, em 2004. Atualmente, oferece Programa de “Pós-doutorado” em Agronomia. Colaborou decisivamente na aquisição da primeira área de terras (134ha) , a partir de 1984, para a instalação de projetos nas mais diferentes áreas, visando a melhoria da qualidade de ensino e a difusão de tecnologias. Especialmente, pela ação atua nos bastidores, para que a aquisição fosse aprovada pela Assembleia da Fundação Universidade de Passo Fundo, em 1985. Imediatamente, foi criado o Centro de Extensão e Pesquisa Agronômica –CEPAGRO, que desenvolve, atualmente, inúmeros projetos de pesquisa e extensão. Ainda na sua gestão como Reitor, foi adquirida outra área de 136 ha, consolidando a implantação de um amplo Campo Experimental e área para expansão do Campus.

Por sua visão da necessidade do desenvolvimento regional, foi um dos gestores, na implantação do Conselho de Desenvolvimento (Condepro), na Região da Produção. Exerceu o mandato de Presidente desse Conselho por vários anos, além de outros cargos. Foi através do Condepro que se implantou o Pólo de Inovação Tecnológica junto a FAMV, por meio de diversos projetos que contribuem para o desenvolvimento do setor rural na região.

Finalmente, a Agronomia teve no Professor Guareschi um permanente colaborador, em diversos eventos de extensão, como seminários, simpósios e reuniões técnicas, que projetaram a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária na região, no Estado e no Brasil.

Sem dúvida, o Padre Alcides Guareschi revelou-se um amigo da Agronomia.

Títulos, prêmios e honrarias

Livros e publicações de sua autoria

Livros e publicações com sua participação

Conteúdos relacionados

  • 1963 - Os Imortais de Passo Fundo, biografias[2]

Referências

  1. LECH, Osvandré LC. (2013). 75 anos da Academia Passo-Fundense de Letras. Passo Fundo: Méritos. 312 páginas 47
  2. SANTOS, Sabino R. (1963). Os Imortais de Passo Fundo. Passo Fundo: NI. 74 páginas