Difference between revisions of "Ortografia Brazileira"

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
(Novo livro)
 
(Novo livro)
Line 37: Line 37:
|}
|}
]]
]]
'''Ortografia Brazileira''' uma proposta para uma nova maneira de "escrever como se lê" escrita por Antonieta Rovena Oliveira Gonçalves Dias, publicado em 2016.
'''Ortografia Brazileira''' uma proposta para uma nova maneira de "escrever como se lê" escrita por Antonieta Rovena Oliveira Gonçalves Dias, publicado em 2017.


== Apresentação ==
== Apresentação ==

Revision as of 20:43, 14 August 2021

Capa: Aline T. Fochi
Descrição da obra
Autor Antonieta Rovena Oliveira Gonçalves Dias
Título Ortografia Brazileira
Assunto Ortografia
Formato E-book (formato PDF)
Editora Projeto Passo Fundo
Data da publicação 2017
Número de páginas 48
ISBN 978-85-8326-259-6
Formato Papel 15 x 21 cm
Número de páginas 44
ISBN 978-85-8326-258-9

Ortografia Brazileira uma proposta para uma nova maneira de "escrever como se lê" escrita por Antonieta Rovena Oliveira Gonçalves Dias, publicado em 2017.

Apresentação

O propósito desta apresentação é possibilitar a interlocução entre os leitores da “Ortografia Brazileira” e a idealizadora da obra, a imortal da Academia Passo-Fundense de letras, a professora Antonieta Rovena Oliveira Gonçalves Dias. Apresentar a escritora e a obra é sem dúvida, uma honraria única.

A obra nasce de um projeto intelectual audacioso, formativo e de inspiração inclusiva por parte da autora, por meio da proposta de se escrever como se lê.

Além de seu valor intelectual, a obra é um exemplo de ousadia pela quebra de padrões colonialmente fornecidos pela conhecida Língua-Mãe portuguesa, representando uma oposição à concepção tradicional e complexa na forma como se escreve.

Os meios acadêmicos e os espaços públicos vem há algum tempo debatendo sobre o uso da linguagem como inclusão do outro, ao contrário do antigo discurso (complexo) utilizado como uma abordagem exclusiva para os poucos que tem acesso à cultura e todas as suas expressões.

Defendo que a obra “Ortografia Brazileira” deva ser divulgada pela relevância no Brasil no âmbito cultural, mas também pelo singular e inusitado trabalho da Autora. Quero aqui mencionar o longo percurso para, enfim, publicar a obra, pois seu projeto ortográfico prescindiu do registro da propriedade intelectual.

Por fim, é importante sublinhar que a obra não tem a pretensão de banalizar a linguagem, mas de possibilitar a construção do uso da linguagem como um “brado de independência” na área ortográfica, pois descentra e ultrapassa as fronteiras da Língua-Mãe portuguesa.

Da apresentação

Downloads

Titulo Tipo
Ortografia Brazileira E-book (formato PDF).