Euclésio Eloy De Bortoli
Euclésio Eloy De Bortoli | |
---|---|
Nome completo | Euclésio Eloy De Bortoli |
Ocupação | advogado |
Genealogia |
Biografia, Histórico
Uma breve história de vida de Euclésio Eloy
Euclésio Eloy De Bortoli nasceu em 23 de fevereiro de 1930, em Colorado, Carazinho, Rio Grande do Sul, Brasil filho de Pedro De Bortoli e Rosa Borella. Ele faleceu em 15 de fevereiro de 2014, em Balneário de Camboriú, Balneário Arroio do Silva, Santa Catarina, Brasil, com 83 anos.
Natural de Colorado, filho de Pedro e Rosa Borella de Bortolli, casado com a professora Ivone Theresinha Pippi de Bortolli, tem quatro filhos: Maria Teresa, Engenheira Agrônoma casada também com o Engenheiro agrônomo Victor Hugo Carrão; Ana Paula, advogada do Foro de Porto Alegre; Lucia Helena, Pedagoga e Psicopedagoga, com atividades no Ministério Público e Empresa de sua Propriedade e Lis Ângela, Analista de Sistema pela UPF (onde exerce atividade). O homenageado, formou-se Contador no La Salle, de Carazinho, Economista pela PUC- Porto Alegre e Advogado pela UPF. É professor MEC-SEC, de Contabilidade Geral e Industrial e Agrícola. Foi Contador por 21 anos contínuos nos ramos do trigo, madeira e cereais, em Carazinho e Porto Alegre. Atualmente milita na Advocacia, realiza perícia como contador e exerce Magistério superior na Faculdade de Direito na UPF, como titular na Cadeira de Direito Administrativo, assessora a Prefeituras. Na UPF, lecionou ainda, para cursos de Ciências Contábeis e na cadeira de Estrutura e Análise de Balanço. É fiscal de tributos Estaduais, inativo, função que exerceu em Canoas, Porto Alegre, Sarandi, Passo Fundo e na Região. Foi coordenador Regional de cursos de Aperfeiçoamento: Direito, Contabilidade, Trabalho e Relações Humanas. Militou na política como vereador e líder do governo, em Carazinho na década de 60. Indicado pelos Sindicatos, representou o Estado no então Instituto Nacional do Pinho, hoje IBAMA, no Rio de Janeiro, por 4 anos. Teve as seguintes distinções: 1- Lugar-Prêmio Mauá, média 9,25 no Curso de Economia na PUC, com direito a bolsa De Estudos na USP. Lugar- Concurso do ICMS/1966, com a maior nota em Contabilidade, média 9,0. Recebeu a Comenda da Ordem da Árvore, pelo Instituto Nacional do Pinho, pela sua atuação como ecologista. O homenageado foi Banca de Exame, para fiscal de ICM, Porto Alegre por duas oportunidades. É membro do Conselho de assuntos Administrativos e Econômicos, da Diocese de Passo Fundo. Orgulha-se de ter posto no ar a Rádio Carazinho em 17/05/1947 e também o primeiro a falar na Rádio diário da Manhã. Mantém constantes comentários na Rádio Planalto e escreve para o Jornal diário da Manhã, inclusive na Coluna dos Contabilistas. Associado do Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre desde 1966, e de Passo Fundo, é ainda como membro do Conselho Fiscal da Atual Gestão. Inúmeras vezes distinguiu os contabilistas com palestras, cursos e especial atenção e Carinho na Repartição que trabalha, sempre prestigiando a ação profissional da Contabilidade.
Nasceu no município de Colorado/RS, em 23 de fevereiro de 1930. ´casado com Dona Ivone Therezinha Pippi. Do matrimônio nasceram 4 filhos, Euclésio contraiu matrimônio com Dona Ivone na Igreja Santa Terezinha, em Passo Fundo, no dia 1º de fevereiro de 1958. Depois da sua infância, Euclésio viveu intensamente na sua terra natal. Foi vereador, radialista, atuou como Contador, Fiscal e Coordenador do ICMs. Veio morar em Passo Fundo no ano de 1968, onde fixou residência. Adotou a cidade como sua, pois é filho do 12ºDistrito de Passo Fundo, na época a localidade de Colorado, antiga Fazenda Boa Esperança.
Por ser um centro cultural e por sua gente é que Euclésio sempre gostou de morar aqui. Euclésio é perspicaz e atencioso. Talvez tenha sido esses atributos que o fizeram com que obtivesse êxito no seu trabalho profissional. Na Academia de Bocha, Euclésio procura dispensar um cuidado todos especial aos amigos, elogiando todas as boas jogadas e lamentando às que não são concluídas satisfatoriamente. Euclésio fez sua estreia como escritor ao lançar um livro sobre a história de sua terra natal. Na obra ele registra a extraordinária luta das famílias que edificaram o município de Colorado, pedaço do antigo território de Passo Fundo.
Na Academia de Bocha Amigos do Marcondes, disse Euclésio: é onde nos encontramos felizes, porque estamos na companhia de amigos fiéis. A vida, para ele, é uma passagem para o encontro definitivo com Deus, depois de servir a todos, aqui na terra.
Títulos, prêmios e honrarias
Cidadão Honorário
- 2010 - RESOLUÇÃO DE PLENÁRIO n° 9 de 03 de Novembro de 2010[1] - Art. 1° Concede o Título de Cidadão Honorário de Passo Fundo a Euclésio Elóy De Bortoli, por relevantes serviços prestados nas áreas da educação e letras à comunidade de Passo Fundo.
Conteúdos de seu acervo
Conteúdos relacionados
- 2012 - Academia de Bocha Amigos do Marcondes (NASCIMENTO, Welci. (2009). pg.46)[2]
Referências
- ↑ RESOLUÇÃO DE PLENÁRIO nº 9 de 03 de Novembro de 2010 - Câmara de Vereadores
- ↑ NASCIMENTO, Welci. (2009). Academia de Bocha Amigos do Marcondes -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo. 2012. 64 páginas. E-book.