90 anos da Escola General Osório
90 anos da Escola General Osório
Em 28/06/2014, por Anderson Alves Costa
90 anos da Escola General Osório[1]
No intuito de reunir meninos e meninas que estudavam em residências isoladas na então Conceição do Arroio, em 1924, por influência do Coronel Reduzino Pacheco, no governo de Borges de Medeiros, foi indicada à Vila a professora Maria Teresa Villanova Castilhos – natural de Taquara/RS e formada em Porto Alegre – com a finalidade de abrir uma escola com professores titulares, assim dando origem a “15ª Aula Mista” de nosso Município. Esta Aula foi instalada na sala da praça, de propriedade de João de Deus Macedo. Os alunos procediam das aulas do professor Nenê e esposa Juliete, na sala da casa do casal, situada à Rua dos Trilhos (hoje Getúlio Vargas esquina com Major João Marques); e das aulas do Sr. Leopoldo Stenzel e professora Almey.
Pouco tempo depois, as aulas foram transferidas da sala da praça ao prédio da atual Biblioteca pública Fernandes Bastos. Este fato ocorreu em 21 de abril de 1924, com a escola recebendo o nome de Grupo Escolar de Conceição do Arroio. Em 1925, o Grupo Escolar foi elevado à categoria de Colégio Elementar de Conceição do Arroio, tendo à frente do educandário as professoras Maria Teresa Villanova Castilhos (diretora de 1924 a 1937), Clotilde Steffens, Vicentina de Souza Bastos, Celina Lima e Olga Frantz. Em 1926, o prédio da biblioteca necessitou de uma reforma, e os alunos foram alocados em quatro diferentes locais da Vila por vários meses. Feitos os reparos, voltaram e permaneceram ali até 1935.
A construção de um prédio próprio à escola já se fazia imprescindível. A luta das professoras desde 1926 em prol deste objetivo deu resultado. A Câmara de Vereadores sensibiliza-se e doa uma área de Várzea (Campo de Redenção) onde se inicia a construção do atual prédio em 29 de junho de 1934 e inaugurado em 1936, agora denominada Grupo Escolar General Osório. Esta denominação deu-se devido à troca de nome do Município de Conceição do Arroio para Osório, em 1934, em homenagem ao ilustre filho desta terra General Osório.
Construção de novos prédios e do pavilhão, reformas, remodelação do espaço físico e mudanças estruturais transformaram o educandário, mas a beleza e a história do antigo prédio construído na década de 30 superam as ranhuras do tempo. Ainda que ocupasse diversos espaços ao longo de sua história, desde sua fundação, a Escola Geral Osório completa 90 anos a serviço do ensino.
Referências
- ↑ Reportagem Revista Doispontos